Tuesday, April 21, 2009

Discurso de posse na Presidência da FIB

Segue o meu singelo discurso de posse na Presidência da FIB, proferido a 18 de abril de 2009 na Casa de Plínio Salgado, em São Paulo.



Discurso de posse na Presidência da FIB

Companheiros! Há alguns anos, logo após o grande Congresso Integralista de 2004, um pequeno porém aguerrido grupo de patriotas criou, na Capital Paulista, a Frente Integralista Brasileira. Tal grupo tinha como líder natural o ilustre companheiro Marcelo Batista da Silveira, que presidiu a FIB até a presente data, fazendo com que ela crescesse na quantidade e sobretudo na qualidade de seus membros, tornando-se a maior entidade verdadeiramente nacionalista do Brasil de hoje, contando já com várias dezenas de filiados e milhares de simpatizantes de norte a sul do País e mesmo fora de suas fronteiras.
Agora, porém, o companheiro Marcelo Silveira não pode mais dirigir a FIB, de modo que eu, na qualidade de Vice-Presidente desta, devo ocupar o seu lugar, assumindo a missão de transmitir a meu futuro sucessor uma FIB fortalecida dentro dos princípios profundamente cristãos, patrióticos e nacionalistas da Doutrina Integralista e sobretudo o dever de lutar por um Brasil Maior e Melhor, sob as bênçãos de Deus e de nossos antepassados.
Nos últimos anos e principalmente depois que assumi a Secretaria Nacional de Doutrina e Estudos e a Vice-Presidência deste Movimento, venho, por meio de artigos, palestras e debates, auxiliando a FIB a revelar, ao Brasil e ao Mundo, a verdade sobre a tão injustiçada Doutrina que nos foi legada por Plínio Salgado. Creio, contudo, que minha mais relevante contribuição ao Movimento do Sigma se deu com a elaboração do denominado Manifesto da Guanabara, por mim lido a 25 de janeiro do presente ano no Largo do Paço, no Rio de Janeiro, e que considero, sem falsa modéstia, o mais importante manifesto integralista das últimas décadas.
Cumpre ressaltar, entretanto, que quase tudo o que fiz pelo Movimento do Sigma o fiz graças ao companheiro Marcelo Silveira, que sempre acreditou em mim, jamais me deixando de apoiar.
Hoje, ao assumir a Presidência da Frente Integralista Brasileira, prometo seguir fielmente os princípios da Doutrina Sigmática e realizar, na medida do possível, tudo aquilo que dispõem os nossos Estatutos, deixando claro que não sou e nem jamais serei Chefe, uma vez que o único e perpétuo Chefe Nacional é Plínio Salgado. E, falando em Plínio Salgado, faço minhas as palavras finais do memorável discurso por ele proferido durante a sessão soleníssima das Cortes do Sigma, a 12 de junho de 1937, no Instituto Nacional de Música, na então Capital Federal:
“Eu creio em Deus Eterno; creio na Alma Imortal; creio no poder optativo, deliberativo da Alma Humana e na sua capacidade de interferência nos fatos históricos, levantando as multidões e conduzindo-as. Creio em Cristo e na luz que d’Ele desce. Creio que aqueles que O invocam, que Lhe suplicam inspiração, que Lhe requerem humildemente sabedoria, força, esperança, escutam as harpas misteriosas dos Arcanjos que despertaram os homens simples e de boa vontade para que louvassem o Senhor.
Por Cristo me levantei; por Cristo quero um grande Brasil; por Cristo ensino a doutrina da solidariedade humana e da harmonia social; por Cristo luto; por Cristo vos conclamo; por Cristo vos conduzo; por Cristo batalharei.
Na hora da perseguição, das dificuldades, das incertezas para nós, para o Brasil, quero contar convosco, ó Cristo! Na hora da vitória, quero construir convosco. E quando nos chamarem fracos, ó Cristo, eu vos peço, dai-nos, do alto da vossa glória, a vossa fortaleza!”
É, pois, por Cristo, que pugnaremos pela edificação de um Estado Ético-Integral e de uma Democracia Orgânica e por Ele que pretendemos dar à Terra de Santa Cruz uma Ordem Jurídica que seja o espelho do País real, do Brasil profundo e autêntico onde estão os nossos lares, os locais em que trabalhamos pelo nosso sustento e pelo engrandecimento do Bem Comum, os túmulos onde repousam nossos ancestrais e as igrejas em que elevamos nossas preces ao Ser Supremo e Absoluto, que nos criou à sua imagem e semelhança e que nos deu um Espírito Imortal.
Nossa luta será das mais difíceis. Mas, como disse o autor da Vida de Jesus e de O espírito da burguesia, “Deus mandou que lutássemos; não mandou que vencêssemos”. E, como observou o poeta de Mensagem, em seu poema Mar português, “tudo vale a pena. Se a alma não é pequena”. Ademais, já vencemos, no plano moral já vencemos e eticamente a vitória também já nos pertence. Todos os nossos antepassados que caíram lutando por um Brasil Maior, todos os mártires do Integralismo e demais companheiros que nos esperam na Milícia do Além e todos os grandes vultos da História Pátria caminham conosco, nos dando forças para erguer, cada vez mais alto, o estandarte azul e branco do Sigma e conosco ouvindo os primeiros clarins da Alvorada, da Primavera do Brasil e do Mundo, que é a Idade Nova, o Quarto Império, a Quarta Humanidade.
Era o que tinha a vos dizer nesta histórica data em que assumo a Presidência da entidade que representa na hora presente o maior e mais glorioso Movimento Patriótico, Nacionalista e Tradicionalista da História do Brasil, que há décadas vem combatendo, como nenhum outro em nosso País, o materialismo e o espírito burguês em suas diferentes faces.




Victor Emanuel Vilela Barbuy, São Paulo, 18 de maio de 2009.