Sunday, August 21, 2011

Nota de pesar pelo falecimento de Nilza Perez


Nilza Perez
É com profundo pesar que vos comunicamos a notícia de que, no último dia 12 de agosto, entregou sua alma a Deus nossa companheira Nair Nilza Perez de Rezende, ou, simplesmente, Nilza Perez, como se tornou mais conhecida.

Escritora, jurista, jornalista e advogada militante, Nilza Perez, que nasceu em Leopoldina, Minas Gerais, a 02 de janeiro de 1919, se mudando aos quinze anos para o Rio de Janeiro, onde aderiu ao Integralismo, ingressando na Ação Integralista Brasileira, pertenceu à Câmara dos Quatrocentos, órgão consultivo que reunia expressivas figuras do Movimento do Sigma. Em 2005, o documentário O soldado de Deus, de Sérgio Sanz, exibiu magníficos trechos de um depoimento em que Nilza falou a respeito do Integralismo e de sua trajetória neste Movimento, a cuja Doutrina se manteve fiel até o fim de sua passagem pela terra.

A primeira advogada trabalhista do Rio de Janeiro e a primeira mulher a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal, Nilza Perez, por sua intensa atividade como advogada trabalhista, foi agraciada com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendador, pelo Tribunal Superior do Trabalho, e com a medalha da Ordem do Mérito do Trabalho, no grau de Cavaleiro, pela Presidência da República.

Uma das grandes mulheres do Integralismo, ou, se preferirdes, das mulheres de mil do Movimento Sigmático, Nilza Perez, heroica paladina dos nobres valores cristãos, patrióticos e nacionalistas no sentido sadio e edificador do vocábulo “nacionalismo”, continua viva em nossos corações e em seu legado. E permanecerá como um exemplo a todas as mulheres esta grande brasileira que lutou pela dignidade da mulher, sem cair nos erros de tantas “feministas” inimigas da Tradição e da Família, mas, ao contrário, erguendo bem alto o facho dos valores perenes sintetizados pela divisa “Deus, Pátria e Família”.

Nilza Perez! Presente!



Victor Emanuel Vilela Barbuy, Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira.

São Paulo, 18 de agosto de 2011-LXXVIII.

1 comment:

Construindo História Hoje said...

Prezado Victor, é com pezar que nos outros integralistas recebemos essa notícia. Uma heroína da fé e do nacionalismo que entra para as brigadas celestes.
Precisamos que nossos irmãos brasileiros, olhem para seu exemplo e sigam.
Que todos os integralistas saudem a memória de Nilza Perez.
Anauê!
Anauê!
Anauê!
Saudações cordiais.
Leandro CHH