Wednesday, September 29, 2010

Carta aos militantes lulistas

Escrevo aos militantes do lulismo para que desistam e que mudem de posição. Não se preocupem, abram suas mentes e perceberão que as diferenças entre "o boneco" Dilma e outras opções não são significativas no plano programático. Não teimem que todo aquele que discorda da eleição de Dilma é um "tucano", mesmo porque a maioria dos críticos deste governo mantém as mesmas críticas ao anterior.
Desistam de fazer papel de papagaios irracionais. Pensem!

Em pouco mais de dez dias do início do meu trabalho, recebi meia dúzia de ataques grosseiros, mas sequer uma palavra contestando as poucas informações que já reuni aqui. Nem mesmo os vídeos (que não fui eu que fiz) foram comentados. Isso mesmo tendo ficado claro meu desafio aos militantes: contestem e me escrevam que publicarei atalhos para as respostas sérias.

Verdades sobre "O novo Brasil" ("fundado" em 2003)

O governo Lula foi uma “Xerox” mal feita do governo anterior. Sabe quando a cópia faz do cinza escuro, preto e do cinza claro, branco? Exagerando em alguns pontos e ignorando outros. Isso ocorreu em vários casos. O mais gritante e lamentável foi na política econômica, sobretudo na questão bancária, com a vergonha dos maiores lucros e lucratividades da história da humanidade. Aliás, conhecem Carlos Lessa? Entre outras coisas oportunas declarou ele a respeito de Lula: "está sendo enganado pela elite brasileira e pela elite mundial".

Se prestarem atenção, perceberão que o campo não produz de um dia para o outro, que uma indústria não se implanta em uma semana nem que a qualificação profissional adequada se faz em um mês. Se prestarem atenção, perceberão que parte enorme do que foi colhido e festejado como "o novo Brasil" foi plantado anos antes - e muitas coisas foram preparadas há décadas. Já para perceber que o petróleo não se cria em menos de mil anos, acho que ninguém precisou prestar muita atenção - apesar da propaganda oficial tentar puxar a sardinha (que é de Deus) para a brasa do "são" Lula.

Um dos erros mais lamentáveis [da forte propaganda] foi ignorar o passado e forçar a barra do tal novo Brasil (chegam a usar até a Eletrobrás - cujos serviços não são consumidos pelo povo, mas que insistia em repetir a este que "estamos vivendo um novo Brasil", semanas antes do início legal das campanhas). Este abuso acaba por gerar (além da ignorância do povo), um despreparo geral para as próximas décadas, pois passam a ignorar o que tem que ser feito antes. A frase de Arlindo Veiga dos Santos é uma síntese brilhante "O Presente que nega o Passado não terá Futuro".

Este novo Brasil que estão tentando proclamar na marra seria um Brasil ateu, materialista, consumista e escravo. Isso é incompatível com nossos valores; serve para tapear o povo durante algum tempo, mas não somos assim. A metodologia da tapeação, que tanto o PT criticou, não tem força muito menos quando comete o equívoco de declarar guerra aos valores sagrados do Brasil. Negar nossa história, nossa tradição e nossa fé foi o erro que entrará para a história como a perda definitiva da capacidade de expansão das "esquerdas" no Brasil. Nosso amado Brasil se movimenta e se reordena; os brasileiros que estavam se dedicando aos seus trabalhos, às suas famílias e a Deus, estão percebendo que há uma tentativa de golpe e estão acordando para a defesa.


"Xiitas" suicidas

Peço desculpas ao povo xiita, mas este termo define bem aqui no Brasil as noções que temos por fanatismo suicida. O suicídio pode ser romântico para alguns, mas não vale a pena e é um erro. Algumas pessoas muito competentes, inteligentes e bem intencionadas estão entrando no jogo da "onda-vermelha". Onda de loucura, de superficialidade, de fanatismo cego, de ira, de paranóia coletiva e até mesmo de encorajamento para o crime! Tentei inúmeras vezes debater com vocês, mas ficam em pânico e fogem de qualquer debate sério. Este tipo de fenômeno tem colocado na condição de massa de manobra até mesmo pessoas com grande visão, incluindo bons jornalistas que resolveram amarrar-se a bombas na tentativa quixotesca de ferir o monstro que não existe.
Ver jornalistas que admiro pela competência sendo levados por esta onda me preocupa muito: estão abrindo mão da credibilidade. Não que um jornalista não possa manifestar sua posição política, aliás, acho que não erram os que o fazem de forma clara. Mas entre isso e teimar com absurdos há um caminho enorme. Vi jornalistas enfurecidos falando que violar sigilos é normal, falando que tudo isso é mero "factóide" eleitoral.

Senhores, prestem atenção. Não vejam em cada pensamento contrário um tucano: até porque pensam de forma muito parecida em relação às questões políticas. Não fiquem com este ódio que os tem cegado a ponto preocupante.
A senhora Dilma foi uma péssima escolha e é muito provável que não seja eleita por todos os sinais que vão se evidenciando. Então, poupem-se e reflitam. Abram mão do fanatismo para pensar e depois, se perceberem o erro do PT, colaborem com a divulgação deste trabalho.

Salve o Brasil!

Lucas P. de Carvalho

No comments: