Tuesday, August 09, 2011

Nota de pesar pelo falecimento de Hélio Pellegrini

Hélio Pellegrini
Havendo sido informados da passagem do ínclito companheiro Comendador Hélio Pellegrini para a Milícia do Além, ocorrida no último dia 05 de julho, consideramos oportuno fazer uma homenagem, singela porém sincera, a esse grande Brasileiro e Integralista que dedicou tantos anos de sua longa vida à luta por um Brasil Maior e Melhor.
Defendendo sempre a tríade “Deus, Pátria e Família”, nobre como nenhuma outra, o companheiro Comendador Hélio Pellegrini sempre pugnou por um nacionalismo justo, equilibrado, sadio e edificador, uma Democracia Orgânica-Integral, uma Sociedade Orgânica, um Estado Ético e uma Economia Solidária e Ética.
Nascido em Ribeirão Preto a 18 de abril de 1920, Hélio Pellegrini ingressou, ainda bastante jovem, na Ação Integralista Brasileira (AIB), primeiro “movimento de massas” da História do Brasil e primeiro partido de âmbito nacional desde o fim do Império, que constituiu o mais extraordinário grupo da intelectualidade nacional. Mais tarde, ingressou no Partido de Representação Popular, que levou adiante os ideais cristãos, patrióticos e nacionalistas do Integralismo entre os anos de 1945 e 1965. Por tal Partido foi Vereador em Monte Aprazível de 1956 a 1959 e de 1960 a 1963, presidindo a Câmara dos Vereadores daquele Município de 1959 a 1960 e em 1963. Em 1964, participou ativamente do Movimento cívico-político-militar de 31 de Março, que culminou na deposição do demagógico governo de João Goulart.
Major honorário do 17º Batalhão da Polícia Militar de São Paulo, a Força Pública Paulista de tão gloriosa história, Hélio Pellegrini foi fundador da Sociedade dos Veteranos de 1932 – MMDC, Núcleo Coronel Nelson de Paula Campos, que presidiu entre os anos de 1994 e 1996. Foi também Técnico da Profilaxia do Tracoma, do Instituto do Tracoma e Higiene Visual do Estado de São Paulo. Foi, ainda, Presidente do Jockey Club de São José do Rio Preto de julho de 1974 a janeiro de 1975, Presidente do Movimento Cívico Rio-Pretense (MOCIRP) em 1976 e um dos fundadores do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de São José do Rio Preto.
Estamos certos de que o companheiro Comendador Hélio Pellegrini jamais morrerá, pois viverá eternamente ao lado de Deus, princípio e fim de todas as coisas, e também em nossos corações, servindo de exemplo a todos os verdadeiros patriotas e nacionalistas desta Terra de Santa Cruz-Brasil.
Sejam estas tão singelas palavras minha homenagem ao grande Soldado de Deus e da Pátria e Bandeirante do Brasil Profundo, Autêntico e Verdadeiro que foi e é Hélio Pellegrini.

Hélio Pellegrini! Presente!


Victor Emanuel Vilela Barbuy, Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira.

São Paulo, 08 de agosto de 2011-LXXVIII.

3 comments:

Anonymous said...

Salve a todos brasileiros ! Viva o Brasil ! Valorisação ao que é brasileiro , neutralisação das influências alienígenas em nosso país ! Sou favor destas idéias ! Não tenho certeza do que foi o mov integralista dos anos 60 , e tive vergonha de procurar no google ! Deixo aqui o endereço de meu blog , para você comentar , sobre isto , ou sobre , meu blog tb ...
espero que possamos ser amigos

http://verde-amarelo.blogspot.com

Higor Pellegrini Nasser said...
This comment has been removed by the author.
Higor Pellegrini Nasser said...

Em nome de meu herói e avô, e de minha família, venho por meio dessas singelas palavras lhe agradecer pela homenagem prestada.
Confesso-lhe que por mero acaso, após realizar uma pesquisa utilizando o nome dele na plataforma "Google", me deparo com tal homenagem que, com poucas palavras, emocionou a mim e meus pais, referindo-se àquele homem honrado com quem tive o imenso prazer de viver parte de minha vida.
Devido a isso, presto meus agradecimentos, da forma mais honrosa possível, ao Sr. Victor Emanuel Vilela Barbuy pelo maravilhoso texto redigido em nota a Hélio Pellegrini, meu avô