Monday, January 10, 2011

Carta aos companheiros do Ceará

Prezados companheiros do Ceará! Camisas e Blusas-Verdes da Revolução Integralista e das Legiões do Sigma de todas as regiões da Terra de Sol, imortalizada pelo grande Cearense, Brasileiro e Integralista Gustavo Barroso! Homens e mulheres do Sertão e da Praia, filhos e filhas do “País do Ceará Grande” de que falava o também grande Cearense, Brasileiro e Integralista Gerardo Mello Mourão! Escutai nossas singelas palavras!


O Movimento do Sigma tem vivido um momento de rara expansão em todo o Brasil e, particularmente no Nordeste, e o Ceará - a assinalada Província de José de Alencar e de António Conselheiro, de Farias Brito e do Padre Cícero, de Gustavo Barroso e de Gerardo Mello Mourão – tem desempenhado um papel importantíssimo nesse processo. Estamos certos de que vós outros tendes a honra e o privilégio de viver os primeiros dias de um ciclo de expansão da Ideia Integral que somente se encerrará quando a Província dos “verdes mares bravios” do poema em prosa de Alencar se tornar mais verde do que nunca, mesmo na década de 1930, quando o Integralismo aí teve, como bem sabeis, uma tremenda força e um nível de penetração invejável em todos os segmentos da Sociedade. Então o Sertão Cearense transformar-se-á em um mar bravio de Camisas e Blusas-Verdes. E o Ceará será um exemplo, um modelo para todo o Brasil Integral.

O Integralismo tem um dever a cumprir, como escola de Ética, Moral e Civismo destinada a engendrar, uma vez mais, uma verdadeira e autêntica elite nacional; como Atalaia e Sentinela do Brasil Profundo, Autêntico e Verdadeiro, ora ameaçado pelas forças do antiBrasil; como despertados das indômitas forças adormecidas no seio deste grande Império do Ontem e do Amanhã. E estamos certos de que vós outros, filhos e filhas do Ceará, desempenhareis com rigor e vigor o papel que vos cabe na missão, dura porém nobre, da Doutrina e do Movimento do Sigma.

Não podemos e não devemos, contudo, nos estender além do que já nos estendemos. Encerramos, pois, com as palavras do Filósofo Cearense Raimundo de Farias Brito, precursor do Integralismo e arauto da restauração do Primado do Espírito, quando este prevê a nossa vinda:

“Ouve-se como que o ruído de uma música distante, a harmonia longínqua de um canto de guerra, como a anunciar a invasão de um exército salvador, em campo de batalha onde já começavam a fazer sentir os efeitos desastrosos da desolação e do terror, a previsão e a certeza da vitória do inimigo. Despertam energias ocultas que dormiam ignoradas no fundo da consciência” [1].



Victor Emanuel Vilela Barbuy, Presidente Nacional da Frente Integralista Brasileira. São Paulo, 27 de dezembro de 2010.







[1] BRITO, Raimundo Farias, apud SALGADO, Plínio. A Quarta Humanidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio-Editora, 1934, p. 131.

No comments: